Fonte: O País
O projecto de aquisição de tractores para o transporte de passageiros no campo foi introduzido como um projecto piloto, ano passado, e foi decidido e desenhado com objectivo de facilitar o escoamento da produção das zonas agrícolas para os mercados, segundo afirmou o Ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe. Matlombe diz que, primeiro, é preciso dar mérito à equipa que pensou nos tractores como solução de transporte de pessoas e bens no campo, isto do ponto de vista de inclusão.
O Ministro dos Transportes e Logística esclareceu que o objectivo central é garantir o escoamento da produção das zonas agrícolas para os mercados.
“Podemos discutir o meio, mas nós, ao nível do Governo, apreciamos, obviamente, a proposta. Se olharmos esse como pressuposto da concepção da solução, achamos que este meio, para as zonas de produção e para os mercados, atende às necessidades tendo em conta as características das zonas onde se faz a produção, que é para facilitar que os camponeses, as pessoas que praticam a agricultura, que precisam escoar a produção para fazer chegar aos mercados, para alimentar os nossos mercados e reduzir a nossa dependência”, argumentou João Matlombe.