As autoridades nacionais de saúde afirmaram, esta terça-feira, que mais de metade das pessoas que foram diagnosticadas e confirmadas com Mpox em Moçambique já estão recuperadas e sem registo de óbitos. As autoridades anunciaram na semana passada um reforço da vigilância fronteiriça, com equipas de rastreio e testagem, para travar a propagação da doença.
O Mpox, também conhecido por varíola dos macacos, continua a ser a doença que mais preocupação causa ao sector da saúde em Moçambique, desde Julho passado, quando foi diagnosticado o primeiro caso.
Por isso, diariamente as autoridades sanitárias tem estado a divulgar dados relativos à testagem, casos positivos e recuperados, numa situação que ainda não teve óbitos.
“Do total de 38 casos positivos, 20 estão actualmente recuperados da doença e já tiveram alta domiciliar. Até agora não tivemos nenhum óbito pela doença e esperamos, gostaríamos e estamos a trabalhar para evitar que tenhamos óbitos pela doença no país”, disse o director nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, citado pelo Noticias ao Minuto.