A vila de Massingir, em Gaza, assinala este domingo, terceiro aniversário de elevação à categoria de autarquia, com desafios de expandir os serviços sociais básicos.
Dentre às necessidades da população, destaque vai para electrificação do bairro de Incanhane, a expansão da rede de abastecimento de água, a construção de um centro de saúde e o melhoramento de infra-estruturas administrativas e urbanas.
Entre as prioridades definidas pela autarquia figuram ainda o apetrechamento da morgue local, a pavimentação da Rua Praça 25 de Setembro até ao aeródromo e a construção dos edifícios que irão albergar o Conselho Municipal e a Assembleia Municipal.
O edil da vila, Egeu Ngovene, destacou os avanços alcançados no abastecimento de água, referindo que foi construído um sistema de reforço no Bairro 5, permitindo melhorar a distribuição para um número crescente de famílias.
Segundo explicou, cerca de 70 por cento dos munícipes já dispõem de água canalizada nos seus agregados familiares, embora o rápido crescimento populacional continue a pressionar a procura por este serviço.
“O nosso compromisso é continuar a trabalhar para que os serviços sociais básicos cheguem a mais comunidades e para que a população beneficie de melhores condições de vida”, afirmou.
Entretanto, munícipes ouvidos pelo Notícias consideram que a vila tem registado transformações assinaláveis desde a sua municipalização.
A cidadã Elsa Inguane destacou as melhorias observadas nos últimos anos, apontando a expansão da iluminação pública e o surgimento de novas infra-estruturas.
“Massingir está a melhorar aos poucos. Já vemos novas infra-estruturas, iluminação nas estradas e outros projectos em curso. Apesar das dificuldades causadas pelas cheias nos primeiros meses do ano, acreditamos que o município está a caminhar na direcção certa”, disse.
Por sua vez, Manuel Farias referiu que a organização urbana e o acesso aos serviços básicos registaram progressos significativos.
“Quando chegámos aqui, a situação era complicada. Havia muito gado a circular na vila e não tínhamos água canalizada nas casas. Hoje a realidade é diferente. As vias de acesso melhoraram e algumas infra-estruturas estão a ser reabilitadas, o que dignifica a população”, afirmou.
Os munícipes reconhecem que persistem desafios, mas consideram que os investimentos em curso poderão contribuir para acelerar o desenvolvimento da autarquia e melhorar a qualidade de vida dos residentes.
Fonte: Jornal Domingo