A Nova secretária de Estado na província de Inhambane, Arsénia Massingue, foi desafiada sexta-feira a juntar-se aos esforços já em curso e rumar ao desenvolvimento e bem-estar da população desta região.
O repto foi lançado por Américo Muchanga, ministro das Comunicações e Transportes, em representação do Presidente da
República, na cerimónia de apresentação pública, acto que teve lugar nos Paços do Conselho Municipal da cidade de Inhambane.
Explicou que a província tem sido confrontada com imensos desafios, dentre os quais fenómenos naturais devastadores, como ciclones, tempestades e cheias, bem como as cicatrizes históricas e das
manifestações violentas.
“Por isso, no seu entender, esta parcela do país exige uma liderança que não apenas administre, mas que, também, inspire e reconstrua a vida social e económica da população.
“Desta feita, deve assegurar a coordenação das acções de prevenção, preparação, mitigação e de resposta aos desastres naturais na base um plano de acção estruturado e compreensivo em coordenação com o Conselho Executivo; coordenar as intervenções dos parceiros de desenvolvimento sejam eles nacionais ou internacionais, através de uma planificação, avaliação e monitorização conjunta; e aglutinar as valências dos colaboradores e demais actores para acelerar o
desenvolvimento da província”, disse Muchanga.
Por seu turno, a nova secretária de Estado em Inhambane assegurou que é uma servidora pública disponível para ouvir, dialogar e trabalhar com todos, colocando sempre o interesse público no centro da sua
actuação.
Garantiu que a sua actuação será orientada pelos princípios da proximidade com os cidadãos, da boa governação, da transparência, da inclusão social, da prestação de contas e da valorização do diálogo permanente como instrumento fundamental para a construção de consensos e soluções sustentáveis.
“Dedicaremos especial atenção à promoção da paz e da coesão social, ao fortalecimento da capacidade institucional do Estado, à melhoria da prestação dos serviços públicos, ao desenvolvimento económico local, à criação de oportunidades para a juventude, ao empoderamento da mulher e à promoção do bem-estar das nossas
comunidades”, disse a governante.
No seu primeiro contacto público, Arsénia Massingue, que substitui Bendita Lopes, encorajou a todos os funcionários e agentes do Estado a enveredarem pelo profissionalismo, dedicação, ética e espírito de missão, “pois a qualidade dos serviços prestados às populações depende do empenho colectivo de cada um de nós”.
Fonte: Jornal Notícias