Depois de quase uma semana de oscilações do seu sistema informático e criando constrangimentos no funcionamento da instituição, incluindo o pagamento de prestações aos trabalhadores, reformados e outros beneficiários, o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) comunicou, esta segunda-feira, o restabelecimento total do sistema. A informação aponta que o sistema informático da instituição está operacional desde domingo, com o restabelecimento do funcionamento de todos os serviços.
Neste contexto, o INSS retomou com o pagamento de prestações (benefícios) diversas, assim como os contribuintes e trabalhadores por conta própria podem declarar as suas contribuições no SISSMO e efectuar o pagamento das suas guias através de diversas formas disponíveis nos bancos comerciais.
“A oscilação do sistema informático, recorde-se, registou-se desde o passado dia 15 de Junho, afectando o processo normal do funcionamento dos serviços, culminando, a título de exemplo, com um ligeiro atraso no pagamento das pensões do mês corrente” – refere a instituição, tentando minimizar os danos criados, apesar de se saber que muitos pensionistas se viram desprovidos da quase única fonte de recebimento monetário para o seu sustento. “No entanto, através de vias alternativas, o INSS já pagou a todos os 146.128 pensionistas. Frisar que as pensões do INSS são pagas de 15 a 30 de cada mês” – refere o INSS, em comunicado.
Fonte: MediaFaxhttps://drive.google.com/file/d/1qfk4ZnBH1IJzEp_jZGwxKo8ZJBLgG2GS/view?usp=drive_link