A cidade de Quelimane e os distritos de Mocuba, Alto Molócué e Gurué concentram maior número de casos de tráfico de droga registados na província da Zambézia. Os dados apontam que, em 2025, mais de 300 quilogramas de estupefacientes foram apreendidos e várias “machambas” de cannabis sativa foram desmanteladas.
Perante esta realidade, a preocupação é que a província da Zambézia enfrenta uma escalada preocupante do tráfico e consumo de drogas, com quatro municípios – Quelimane, Mocuba, Alto Molócué e Gurué – a concentrar as principais rotas de circulação de estupefacientes na região. O alerta foi lançado, esta segunda-feira, em Quelimane, pelo director do Gabinete Provincial de Prevenção e Combate às Drogas, Beato Dias, na abertura da Semana de Luta Contra as Drogas.
Para além do impacto directo na segurança pública, o responsável sublinhou que o fenómeno alimenta a criminalidade e potencia a propagação de doenças sexualmente transmissíveis.
Em resposta à crescente ameaça, as autoridades apostaram na mobilização comunitária. Desde o início do ano, cerca de 831 activistas antidroga realizaram 318 acções de sensibilização e alcançando mais de 84 mil pessoas em diferentes pontos da província.
Jovens na linha de fogo
O Presidente do Conselho Provincial da Juventude, Amisse Consolo, não escondeu a preocupação com a penetração do fenómeno nas camadas mais jovens da população. Na sua perspectiva, o desemprego, a ausência de perspectivas e a frustração acumulada empurram cada vez mais jovens para os circuitos do tráfico e do consumo. É necessário criar mais oportunidades para os jovens, defendeu a fonte. O Dia Internacional de Luta Contra o Tráfico e Consumo Ilícito de Drogas, que se assinala a 26 de Junho, será este ano celebrado sob o lema: “A evidência é clara: vamos investir na prevenção do consumo e tráfico de drogas”.
Fonte: MediaFax